segunda-feira, 28 de setembro de 2009

S. O. S Fraldas: o voluntariado que faz a diferença

A vontade de ajudar é a origem da Associação S. O. S Fraldas Descartáveis, que há dez anos produz fraldas para doação a entidades e pessoas carentes doentes. Tudo começou em meados de 1998, quando Vera Lúcia Gazola Rennó, preocupada com uma amiga que havia perdido a filha, e sabendo que a mesma possuía uma máquina, resolveu chamá-la para fazer algo em prol aos doentes e para os idosos do Asilo Nossa Senhora Auxiliadora, de Pouso Alegre.

Começaram timidamente na garagem da casa com a ajuda de outras duas voluntárias que se reuniam uma vez por semana e faziam até 50 fraldas por dia. Com o crescimento do grupo, foi necessária a aquisição de outra máquina, pois a primeira já se encontrava precária, e para a compra de todo material faziam festas para arrecadar fundos, ficando conhecidas como a “Turma da Fralda”.

A cada ano, o movimento se expandia e necessitava de um espaço maior, sendo assim, em 2002, a equipe mudou-se para um galpão no bairro Jardim Noronha, cedido , e no mesmo ano constituiu-se em associação, a S. O. S fraldas descartáveis. Através da dedicação e luta das voluntárias em 2007 a S. O. S constrói sua sede própria, doada pela prefeitura municipal, localizada no Bairro Colinas de Santa Bárbara, um espaço amplo que aumentara a produção.

Em uma década o grupo cresceu e ganhou o apoio de mais pessoas e entidades. Da pequena produção de 200 fraldas por mês, a entidade pública estadual conta hoje com 55 mulheres que se organizam na confecção mensal de 10.300 fraldas geriátricas e infantis. “São quase 10 anos de trabalho. Sem o apoio das voluntárias, empresas e de toda a comunidade, não seria possível tornar esse sonho uma realidade”, diz a presidente da instituição, Mariângela Alvarenga

Todas as 55 mulheres voluntárias trabalham às terças e quintas na produção de fraldas infantis e principalmente geriátricas. As maiores quantidades de fraldas produzidas são doadas para os idosos, o asilo Nossa Senhora Auxiliadora recebe mensalmente uma média de 4.000 fraldas e o Betânia da Providência, 4.160. Essas doações ajudam os idosos que residem em casas de repouso e usam de fraldas geriátricas diariamente.

Para ajudar o trabalho através de doações, cadastrar- se ou conhecer a instituição basta ir à sede da S. O. S Fraldas Descartáveis, pois isso permitirá a instituição atinja o seu ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário